Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: o teu Deus reina! - Isaías 52:7

Ser secretária(o) da Igreja

Imagem: Google

A importância do cargo - "O(a) secretário(a) tem um dos importantes cargos da igreja, de cuja administração apropriada muito depende o eficiente funcionamento da igreja. Assim como todos os outros oficiais da igreja, o(a) secretário(a) é eleito(a) pelo período de um pu dois anos, segundo for determinado pela igreja local; mas, devido às importantes funções especializadas de seu cargo, convém escolher alguém que possa ser reeleito para repetidos períodos de serviço, a fim de que haja continuidade no sistema de registros e envio de relatórios."

O(a) secretário(a) e suas qualificações - "Os dirigentes de igrejas devem em toda parte ser pessoas diligentes, zelosas e desinteressadas, homens de Deus, capazes de dar à obra uma orientação correta." - Testemunhos Seletos, vol. 2, pp. 261 e 262.
O secretário ideal é aquele que ama a Deus e se coloca inteiramente em Suas mãos para realizar a Sua obra neste mundo de pecado. A Bíblia Sagrada tem um padrão para a escolha de homens e mulheres que prestarão serviço à causa de Deus.
Aquele que serve precisa ter as seguintes qualidades: temente a Deus, boa reputação, estar cheio do Espírito Santo, ser sábio nas decisões, ter bom testemunho dos irmãos da igreja e dos que estão fora, entre outras. Lembre-se que você tem sob sua responsabilidade aquilo que é mais precioso para Deus na Terra, a Sua Igreja. "Porque aquele que tocar em vós toca na menina do Seu olho." - Zacarias 2:8
É necessário que o secretário tenha aptidão religiosa e que seja bom tecnicamente nos trabalhos que desenvolverá. Ter e apreciar a leitura denominacional e em especial o Manual da Igreja.
O secretário é chamado por Deus para fazer o trabalho, assim como os líderes eram chamados no passado. Citamos, a seguir, os critérios usados por Deus para chamar pessoas para o serviço na época de Moisés: "procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta, e chefes de de dez." - Êxodo 18:21
Os mesmos critérios são válidos para os nossos dias.

**Estas orientações foram extraídas do Guia de Secretaria, cap.2.**

17 comentários:

  1. Deus abençoe a cada pessoa que aplica seu talento na Obra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Comecei ontem como secretária na igreja.Quero fazer o melhor para Deus e para minha denominação além de ajudar a sociedade em que vivo. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Qual diferença entre comunicado final e ata?

    ResponderExcluir
  4. Eu fui chamada pra esse cargo na igreja ..estou um pouco perdida e surpresa, mas Deus mim dara sabedoria na obra !!!

    ResponderExcluir
  5. eu quero um livro que fala do secretariado evangélico ou de como ser um secretario evangelico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém ai pode me ajudar? este é o meu email kitequekitumba@hotmail.com

      Excluir
    2. olá,vc conseguiu? Se puder comartilhar comigo,quero fazer meu trabalho com exêlencia pra Deus. Que Deus nos abençoe.

      Excluir
    3. olá,vc conseguiu? Se puder comartilhar comigo,quero fazer meu trabalho com exêlencia pra Deus. Que Deus nos abençoe.

      Excluir
    4. bom dia a paz, caso consiga por favor compartilha.gomes_claudia02@yahoo.com.br

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Posso ser secretário de uma igreja sendo menor de idade?

    ResponderExcluir
  8. Posso ser secretário de uma igreja sendo menor de idade?

    ResponderExcluir
  9. Posso ser secretário sendo menor de 18 anos

    ResponderExcluir
  10. Quem não e batizado nas águas pode ser secretário da igreja

    ResponderExcluir
  11. Preciso fazer um trabalho com excelência.

    ResponderExcluir

Para fazer um comentário, escolha a opção Conta Google se tiver uma conta ou escolha a opção Nome/URL e insira seu nome e ao final do comentário assine.