Em uma secretaria de Igreja são poucos os materiais que podem ser descartados, e ainda assim, é preciso muito cuidado e ética.
Por exemplo, as diversas listagens que o sistema possibilita, quando se tornam antigas e desatualizadas, devem ser descartadas rasgando-se folha por folha, pois tratam-se de informações pessoais dos membros.
Os materiais que foram usados em Comissões (pautas de reuniões, papéis com anotações) também tenho por costume descartar rasgando para garantir a confidencialidade.
Os materiais que foram usados em Comissões (pautas de reuniões, papéis com anotações) também tenho por costume descartar rasgando para garantir a confidencialidade.
Boletins Informativos são materiais que ajudam a contar a história da Igreja, sendo um material que recomenda-se arquivar.
Neste armário organizei assim:
Na primeira prateleira estão as pastas (15) todas etiquetadas e em ordem alfabética para facilitar o uso: onde guardo as correspondências recebidas (envelopes), certificados de recebimento de membro, pedidos de transferência recebidos, fichas de batismos preenchidas (classificadas por ano), novas fichas de batismo, certificados de batismos e de dedicação de crianças, entre outros materiais que são usados constantemente.
Na segunda prateleira estão cartões e envelopes de aniversário, materiais usados em Comissões da Igreja (canetas, papel para anotação, caneta para quadro branco, apagador), entre outros.

Na última prateleira estão caixas-arquivo que guardam desde boletins informativos antigos a agendas antigas e materiais de treinamento antigos.
É importante manter tudo organizado para não perder nada de vista e sempre que ao(a) secretário(a) for solicitado alguma informação, este não sofrerá para encontrá-la.
Tratar com ordem e respeito o trabalho que Deus nos confiou também é uma forma de adorá-Lo.
Neste armário são guardados: os Kits de Batismo, previamente montados faltando incluir apenas a Lição da Escola Sabatina e a dedicatória na Bíblia. O Certificado de Batismo também é entregue num porta-retrato para guardar de lembrança. Pastas de plástico para serem usadas e materiais que podem ser descartados. Estes estão esperando a chegada de uma fragmentadora, pois são muitos papéis e falta tempo.
As Atas das Comissões e o Livro de Registro de Casamentos não constam ainda nesses armários porque estão em processo de restauração. Posteriormente publicarei as fotos (antes e depois) e comentários a respeito.