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quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Próximo assunto do Blog: Manuais e Guias de uso da Secretaria
Fazer marcações nos livros que são essenciais para o trabalho na Secretaria facilita bastante em consultas posteriores.
Restauração: Livros de Atas e Livro de Casamento
A restauração dos Livros de Atas e do Livro de Casamento é mais um projeto que sai do campo das ideias para tornar-se realização.
Livros de Atas
Os Livros de Atas antigos estavam com as capas deterioradas e cada um diferente do outro.
Então antes de encomendar um serviço de encadernação, elaborei um sumário para cada livro, contendo:
- sequência ordinal das Comissões (até este post estamos na 399ª Comissão)
- datas das Comissões e página
- o Pastor que presidiu a Comissão
Depois de tudo pronto ficou uma beleza (!!!!), tudo padronizado, renovado e com sumário para facilitar possíveis consultas.
A seguir, fotos do antes e depois para conferir o resultado.
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Livro Ata: antes |
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Livro Ata 2: antes |
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Outro Livro Ata: antes |
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Livro Ata borda: antes |
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Livro Ata: interior - antes |
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Livro Ata: antes |
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Outro Livro Ata: borda - antes |
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Livro Ata: contra capa antes |
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Livro Ata: antes |
Agora as fotos depois da encadernação.
Sumário |
Livro de Casamento
O Livro de Casamento também merecia um cuidado especial.
Prossegui da mesma forma:
- elaborei um sumário contendo espaço para o nome dos noivos e data do casamento
- colocação da fita de cetim para marcação de página
- número da página indicando o registro
Agora sim este livro está com 'cara' de casamento!!!!
Confira as fotos:
Novo Livro de Casamento |
Sumário |
Ideia mais que aprovada!!!!
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Aos Pastores da IASD Vila Formosa - Uma homenagem
Pastor Moacir Biavati
Atual Pastor Distrital da IASD em Vila Formosa
Desde: 30/Julho/2011
A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Vila Formosa, desde a inauguração do templo novo na rua Saigon, 105 teve os seguintes Pastores:
Pastor Erlo Braun
Período: 04/Abril/1998 a 07/Novembro/2001
Atualmente: Presidente da Associação Paulista Leste
Pastor Deomiro Storch Júnior
Período: 16/Março/2002 a 20/Setembro/2003
Atualmente: Pastor Distrital da IASD Brooklin - Associação Paulistana
Pastor Levi Borrelli
Período: 19/Outubro/2003 a 19/Junho/2005
Atualmente: Pastor da Brazilian Temple SDA Church
em Fort Lauderdale - Flórida
Pastor Elcimal Loureno
Período: 31/Julho/2005 a 25/Novembro/2006
Atualmente: Pastor Distrital da IASD Freguesia do Ó
Pastor Jonas Pinho
Período: 16/Dezembro/2006 a 30/07/2011
Atualmente Pastor Distrital da IASD em Vila Matilde
Atual Pastor Distrital da IASD em Vila Formosa
Desde: 30/Julho/2011
A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Vila Formosa, desde a inauguração do templo novo na rua Saigon, 105 teve os seguintes Pastores:
Foto: APL |
Pastor Erlo Braun
Período: 04/Abril/1998 a 07/Novembro/2001
Atualmente: Presidente da Associação Paulista Leste
Foto: AP |
Pastor Deomiro Storch Júnior
Período: 16/Março/2002 a 20/Setembro/2003
Atualmente: Pastor Distrital da IASD Brooklin - Associação Paulistana
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Foto: Arquivo Pessoal |
Pastor Levi Borrelli
Período: 19/Outubro/2003 a 19/Junho/2005
Atualmente: Pastor da Brazilian Temple SDA Church
em Fort Lauderdale - Flórida
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Foto: APL |
Período: 31/Julho/2005 a 25/Novembro/2006
Atualmente: Pastor Distrital da IASD Freguesia do Ó
Foto: APL |
Pastor Jonas Pinho
Período: 16/Dezembro/2006 a 30/07/2011
Atualmente Pastor Distrital da IASD em Vila Matilde
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Organização de Materiais Diversos
Em uma secretaria de Igreja são poucos os materiais que podem ser descartados, e ainda assim, é preciso muito cuidado e ética.
Por exemplo, as diversas listagens que o sistema possibilita, quando se tornam antigas e desatualizadas, devem ser descartadas rasgando-se folha por folha, pois tratam-se de informações pessoais dos membros.
Os materiais que foram usados em Comissões (pautas de reuniões, papéis com anotações) também tenho por costume descartar rasgando para garantir a confidencialidade.
Os materiais que foram usados em Comissões (pautas de reuniões, papéis com anotações) também tenho por costume descartar rasgando para garantir a confidencialidade.
Boletins Informativos são materiais que ajudam a contar a história da Igreja, sendo um material que recomenda-se arquivar.
Neste armário organizei assim:
Na primeira prateleira estão as pastas (15) todas etiquetadas e em ordem alfabética para facilitar o uso: onde guardo as correspondências recebidas (envelopes), certificados de recebimento de membro, pedidos de transferência recebidos, fichas de batismos preenchidas (classificadas por ano), novas fichas de batismo, certificados de batismos e de dedicação de crianças, entre outros materiais que são usados constantemente.
Na segunda prateleira estão cartões e envelopes de aniversário, materiais usados em Comissões da Igreja (canetas, papel para anotação, caneta para quadro branco, apagador), entre outros.
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Na última prateleira estão caixas-arquivo que guardam desde boletins informativos antigos a agendas antigas e materiais de treinamento antigos.
É importante manter tudo organizado para não perder nada de vista e sempre que ao(a) secretário(a) for solicitado alguma informação, este não sofrerá para encontrá-la.
Tratar com ordem e respeito o trabalho que Deus nos confiou também é uma forma de adorá-Lo.
Neste armário são guardados: os Kits de Batismo, previamente montados faltando incluir apenas a Lição da Escola Sabatina e a dedicatória na Bíblia. O Certificado de Batismo também é entregue num porta-retrato para guardar de lembrança. Pastas de plástico para serem usadas e materiais que podem ser descartados. Estes estão esperando a chegada de uma fragmentadora, pois são muitos papéis e falta tempo.
As Atas das Comissões e o Livro de Registro de Casamentos não constam ainda nesses armários porque estão em processo de restauração. Posteriormente publicarei as fotos (antes e depois) e comentários a respeito.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Caderno da Secretária - um grande aliado!
Utilizo este caderno da Tilibra para registrar todas as solicitações que são feitas à Secretaria. É um caderno que atende bem as minhas necessidades, nele registro também minhas ideias, projetos e controle de fechamento de mês do sistema de secretaria.
Neste caderno contém alguns itens específicos e diferenciais como: envelope plástico, calendários, espaço para planejamento mensal e projetos, resumo bem interessante e útil das novas regras ortográficas entre outros.
Adicionei marcadores personalizados conforme o que preciso, estas etiquetas coloridas ao lado do caderno separam as atividades de maior ocorrência:
A.P para Ações Permanentes - nesta parte do caderno registro datas das comissões, telefones e e-mails a elaborar, o controle das cartas enviadas (para os aniversariantes e outras enviadas aos membros da igreja), as anotações de controle ao fechar o mês no sistema e envio de relatórios, as solicitações que os departamentos da igreja fazem à secretaria entre outros assuntos.
C.R. para Cartas de Recomendação - como o nome diz separei esta parte para anotar todas as cartas de recomendação emitidas (cantar, pregar, tocar, declaração de membro). Anoto também as datas agendadas para Dedicação de Criança e os dados para confecção do Certificado.
C para Casamentos - esta parte foi reservada para anotar as datas agendadas e aprovadas em Comissão para realização de casamentos na IASD Vila Formosa. Após os noivos interessados preencherem um formulário, os dados principais são transferidos para esta parte bem como o controle de depósito da taxa, os documentos exigidos para cerimônia religiosa com efeito civil e quando há a necessidade, data para ensaio. Tudo o que converso com os noivos transcrevo para esta parte do caderno a fim de facilitar esta responsabilidade que o secretário da igreja tem. Afinal, não dá para guardar tantas informações confiando apenas na memória! É preciso registrar.
Tr. para Transferências - nesta última parte do caderno registro os pedidos de transferências (recebimento e encaminhamento), o resultado da Comissão, a situação de cada pedido (pendentes e resolvidos), anoto também as datas em que cada carta foi postada nos Correios para controlar o tempo de retorno/resposta. Os dados das secretárias/igrejas tenho por costume anotar para facilitar o contato.
As últimas páginas acabo utilizando para anotar os projetos em andamento, os concluídos e acompanho a previsão daqueles mais futuros.
Gosto de anotar (e acompanhar) também a Totalização do Cadastro, um tipo de relatório fornecido pelo sistema de secretaria que me dá as seguintes informações: números de distritos, números de igrejas e grupos ativos e grupos em formação referindo-se a toda Associação. Dados locais também são fornecidos, como: membros ativos na igreja, membros em disciplina, total de membros, total de fichas não ativas e total geral das fichas. Mostra também os membros cadastrados, alterados e movimentações feitas no dia. Como são informações em constante mudança, escrevi os números a lápis para poder atualizar. Isso evita gasto e desperdício com repetidas impressões.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Caixas Organizadoras - 2 em 1: bonitas e funcionais
Caixas Organizadoras: ajuda 2 em 1
Recentemente comprei três caixas organizadoras para guardar os envelopes impressos que são utilizados na Secretaria.
Gosto de coisas assim, práticas, funcionais e decorativas. Sim! Deixar o ambiente com um toque de beleza, quem não gosta?!
Na caixa 1 são guardados os envelopes pequenos.
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Caixa 1 |
Na caixa 2 são guardados os envelopes médios e,
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Caixa 2 |
Na caixa 3 são guardados os envelopes grandes.
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Caixa 3 |
Nesta última opção - adotada por mim - é mais indicada quando temos de abrí-las constantemente.
Procuro manter sempre a mesma ordem para facilitar o uso, começando da direita para a esquerda, envelopes pequenos, médios e grandes.
Os envelopes ficam bem acondicionados e estarão sempre bonitos para o uso.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Secretaria - Ontem e Hoje
A Secretaria da Igreja precisa manter-se organizada, cabe a(o) secretária(o) cultivar o hábito da organização: "para cada coisa um lugar, e cada coisa em seu lugar". Amo essa frase!
Há muitas melhorias por fazer - e acredite tenho todas anotadas num caderno, é um hábito! - para garantir um padrão de qualidade e excelência nas diversas atividades realizadas pela Secretaria de Igreja. Vale ressaltar que toda a honra e todo louvor sejam dados a Deus somente, pois é Ele quem concede os dons, habilidades, sabedoria e criatividade. (Provérbios 2:6 e 3:13).
Entendo que toda obra na causa de Deus merece respeito, ordem e dedicação, (1 Coríntios 14:40) por que Ele tudo tem dado a nós, infinitas bênçãos.
A seguir algumas fotos que mostram a busca por organização e melhoria:
Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |
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Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |
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Foto: Arquivo pessoal |
Foto: Arquivo pessoal |